Equipe
Ruan Rocha
Pedro Italo
Murilo Corpes

Descrição dos Personagens

Personagem 1: Edmilson Junior Neto.

Descrição: Edmilson é uma privada depressiva que sofre com a rotina repetitiva de seu trabalho. Seu trabalho consiste em receber todos os dejetos dos moradores de uma casa. Em seu trabalho, há duas coisas que o irritam tremendamente. A primeira é o fato de passar semanas sem que seus patrões o limpem e, por consequência, seu cheiro ficar insuportável. A segunda é ter que beber xixi. Sempre que tem que engolir o líquido, ele tem que conter a vontade absurda que sente de vomitar ao sentir o gosto peculiar e a temperatura quente.

Personagem 2: Severino da Ouro Azul.

Descrição: Severino é um bebedouro feliz que trabalha servindo água potável para os mesmo moradores da casa onde Edmilson trabalha. Todas as semanas ele recebe um novo galão de água potável e todos os dias os moradores vão até ele para saciar sua sede. Ele se orgulha do trabalho que desempenha, pois considera o mesmo essencial para o bem estar de seus patrões.

 

Roteiro

Cena 1. Mostra a rotina repetitiva e depressiva de Edmilson em seu trabalho tendo que engolir xixi várias vezes por dia sem poder reclamar.

Cena 2. Edmilson conhece Severino em um dos seus dias de trabalho e o observa desempenhando seu trabalho. Ele começa a questionar o fato de ter que ficar sujo e beber xixi todos os dias enquanto Severino bebe água potável e sempre está limpinho. Isso desperta em Edmilson um sentimento irracional de inveja.

Cena 3. Edmilson executa o plano de assassinado e joga o corpo agonizante de Severino na sarjeta.

Cena 4. Edmilson assume o lugar do bebedouro e é feliz para sempre bebendo somente água potável.

 

Escolha dos enquadramentos

Optamos por utilizar o enquadramento de cima para baixo (Plongée) nas cenas iniciais que mostram Edmilson nas condições degradantes de seu trabalho para acentuar o sentimento de desgosto do personagem a respeito da situação. Já nas cenas mostrando Severino em seu trabalho, optamos por usar o enquadramento de baixo para cima (Contra Plongée) para evidenciar o fato de Edmilson acreditar na posição de superioridade ocupada por Severino. Na cena do assassinato optamos pelo close na expressão facial de Edmilson para destaca-la. Optamos pelo Contra Plongée na cena final para evidenciar o fato de Edmilson se sentir superior ao ocupar o lugar de Severino.

 

Construção Visual dos Personagens e do Cenário

Optamos por desenhar olhos em Edmilson, olhos e boca em Severino e olhos em forma de X em Edmilson ao assumir o lugar de Severino com o intuito de expressar melhor seus sentimentos e, através disso, gerar empatia em quer assistir a animação. A união dos objetos, no nosso caso, acontece após o assassinato, quando Edmilson assume seu novo visual macabro (imagem a seguir).

Para o cenário optamos por utilizar um banheiro que evidenciasse as condições de trabalho de Edmilson e o descaso por ele sofrido.

Cenários

Banheiro

 

Personagens

Edmilson antes do assassinato: Privada com reservatório de água acoplado.

Edmilson depois do assassinato: Consiste na privada colocada sobre uma mesa com o garrafão encaixado no reservatório de água.

Severino: Bebedouro de bancada.

 

Storyboard

Cena 1

Cena 2

Cena 3

Cena 4

 

A Animação

Como acordado com o professor, fizemos somente a animação da primeira cena inteira no lugar de fazer 3 pequenas animações. A mesma pode ser vista abaixo.
Para fazer essa animação usamos os programas: Gimp, Inkscape, DragonBones, Adobe Photoshop, Sony Vegas. Utilizamos o Gimp e o o Inkscape para recortar e editar as fotos que tiramos e transformá-las em PNGs sem fundo, assim podendo utilizá-las no Dragonbones. Utilizamos o Dragonbones para fazer as animações sem áudio. Após exportar essas animações em GIFs animados utilizamos o Sony Vegas para juntá-las e colocar os áudios (Optamos por esse software pela velocidade que o trabalho seria feito, caso houvesse mais tempo e não estivéssemos tantos trabalhos pra fazer nas outras disciplinas :P, teríamos feito usando o Kdenlive). Utilizamos o Adobe Photoshop para tratar a iluminação de algumas imagens e para fazer alguma edições mais complexas, pois não conseguimos fazer no Gimp.

Animação 1

Animação 2

Animação 3

Animação 4

Animação da Cena 1 Finalizada

Notas Individuais

Pedro Italo
Nota 4,0: Todos os trabalhos desempenhados por mim foram buscando fazer o melhor possível mesmo não tendo um bom domínio das ferramentas, e não tendo nenhuma experiência com edição anterior em manipulações de imagem em nenhum programa, alguns trabalhos em comparação aos dos meus colegas não chegam a estar no mesmo nível isso as vezes me desmotiva e em outros casos motiva a tentar chegar no mesmo nível, por essas imperfeições não posso chegar a ter nota cinco que seria o máximo.

Ruan Rocha
Nota 5,0: Embora já possuísse habilidades em programas de edição de imagem (Illustrator e Photoshop), consegui aperfeiçoar minhas habilidades nos programas opensource (Gimp e Inkscape) e comecei a aprender a mexer no Dragonbones. O mais importante, na minha opinião, foi que consegui utilizar essas habilidades melhoradas pelos exercícios da disciplina em meus projetos pessoais, nas atividades das outras disciplinas que estou cursando e nas atividades do projeto de extensão ao qual faço parte.

Murilo Corpes
Nota 3,0: Acredito que muito dos conhecimentos obtidos nas aulas foram utilizados não somente para as atividades da cadeira como também foram utilizadas para outra cadeira, comunicação visual, e no futuro será bastante utilizado para outras cadeiras, como projeto 1. Tive um estudo bastante amplo sobre o que é uma imagem, não somente de como editá-la, mas de conhecer quais fatores fazem a criação de uma grande imagem, seja na fotografia, pintura ou outros meios, visto que isso foi abordado nos textos debatidos e na visita ao museu. Uma das últimas aulas sobre animação foi uma das que eu mais gostei, pois é um assunto que eu gosto bastante, mas acabei não aprendendo muito por falta de esforço, e o trabalho dessa nota era sobre isso, maior parte do trabalho eu fiquei na parte da criação do projeto, não na animação. Ainda houve certos conteúdos abordados na cadeira que eu não me aprofundei e não aprendi, por isso acho que minha nota deve ser um 3.