Vídeo

Contexto
Alunos e professor encontram-se dentro de uma sala de aula para a realização da última prova do semestre.

Ação
O professor entrega as provas, diz que a mesma não está difícil e que eles não devem ter problemas para realizá-la, logo, acredita que ninguém deve ter que fazer a AF.

Reação
Cada aluno reage de maneira diferente e engraçada na hora de fazer a prova.

Claramente, o foco de quem idealizou/executou o vídeo estava em transmitir as reações engraçadas de cada tipo de aluno através, principalmente, do áudio. Então preocupações com a gravação dos áudios (em alguns momentos os áudios são gravados pelo microfone da câmera, em outros são gravados em ambiente silencioso e adicionado na edição), com a iluminação ambiente (imagem abaixo) e as cores utilizadas no vídeo ficaram de lado. Não há uso proposital de paleta de cores. É possível notar essa falta de preocupação com a iluminação no fato das lâmpadas do local estarem hora acesas e hora apagadas e, em alguns momentos, estarem algumas acesas e algumas apagadas.


(Trecho do vídeo com as lâmpadas ligadas)


(Trecho do vídeo com as lâmpadas desligadas)

Uma sugestão para melhorar a iluminação é manter lâmpadas do local acesas, pois a maior parte da gravação foi feita contra a luz que estava vindo da janela. Também é possível solucionar parte dos problemas de iluminação com o uso de alguns rebatedores ao lado de quem estivesse filmando (poderiam ser usados tecidos brancos para diminuir o custo), isso faria com que a luz proveniente da janela refletisse nos rebatedores e fosse direcionada para os alunos.

Quantos aos ângulos usados na gravação usados no vídeo, creio que as seguintes alterações são interessantes:

Cena do professor falando (0:32) – Alterar o posicionamento do câmera para perto dos alunos:

Cena do “colador” (0:41) – Alterar o posicionamento do câmera para o lado do aluno da esquerda:

Cena do aluno que “estuda na hora” (2:01) – Alterar o enquadramento para que o professor apareça: